Inicio site Família Dall'Agnol

Associação Família Dall'Agnol e outras emigradas de Arsiè

Associação promove o intercâmbio sócio-cultural entre os membros das famílias, para manter a cultura e as tradições dos antepassados.

Home » Associação » Eventos » 1° Reunião para o 8º Encontro

1° Reunião para o 8º Encontro

No dia 31/07/2005 , em Putinga, RS, foi realizada a 1°. Reunião para organizar o encontro das familias Dall´Agnol no próximo ano 2006.
Chegamos, eu e Frei Silvio no sábado, 30/07. A noite, depois da sopa de capeleti preparada por Cecília Dall´Agnol, filó na casa de Cleonesio Dall´Agnol.

No domingo, com a presença de quase 100 pessoas, foi celebrada pelo Frei Silvio Dall´Agnol uma missa. Depois da missa com um grupo dos representantes das famílias (cerca de15 pessoas) fizemos a primeira reunião para organizar o encontro.

As principais decisões foram:

Por isto, a idéia é fazer uma palestra no sábado a noite e outra no domingo de manhã;

Depois, com a presença de mais de 210 pessoas, o tradicional churrasco. Depois canções em italiano e o jogo da "mora".

Os Dall´Agnol di Putinga

Os Dall´Agnol de Putinga são todos do "cepo" SARTOR. Os primeiros Sartor chegados no Brasil instalaram-se em Bento Gonçalves, na Linha Jansen, nel ano di 1880. Em 1910 dois irmãos, Giuseppe e Felice Girolamo, transferiram-se para a Linha S.Pedro e foram dos primeiros habitantes de Putinga.

Putinga

Putinga, conhecida como a cidade dol meteorito, è um pequeno município distante 202 km de Porto Alegre. A população é cerca de 5000 habitantes, 60% na zona rural. E famoso porque no dia 16/08/1937 caiu un "meteorito" na zona rural do município. No museu da cidade há uma amostra do meteorito com 200 g. O meteorito tinha cetca de 200 kg. Partes dele estão em museus do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos.

Imagens do encontro

Missa
A missa na capela de S.Pedro
A capela de S. Pedro
A capela de S. Pedro na Línha S.Pedro, Putinga
O churrasco
O churrasco
jogo da mora
Depois do churrasco, o jogo da mora
comitato de Putinga
Da esquerda, o segundo é Egidio Dall´Agnol, depois Leonir Dall´Agnol, o Presidente da comissão de Purunga e Frei Silvio Dall´Agnol.
Meteorito de Putinga
Quadro da artista de Estrela, Gisela Schinke, retratando a queda do Meteorito de Putinga. Quadro em poder do Dr. Hardy Grunewaldt, do qual foi obtida a fotografia


Data da última atualização: 21/08/2005