Inicio site Família Dall'Agnol

Associação Família Dall'Agnol e outras emigradas de Arsiè

Associação promove o intercâmbio sócio-cultural entre os membros das famílias, para manter a cultura e as tradições dos antepassados.

Home » Associação » Eventos » Homenagem póstuma a Don Domenico Munari

Homenagem póstuma a Don Domenico Munari

Com a presença de aproximadamente 100 pessoas, realizou-se no dia 28/12/2003, às 17 h, em Bento Gonçalves, na Linha Palmeiro, cerimônia durante qual foi erguida uma cruz de madeira, no local da morte em 29/03/1877 de Don Domenico Munari.

Don Domenico Munari, nascido em Gálio, era pároco de Fastro, município de Arsiè BL e decidiu acompanhar um dos primeiros grupos de imigrantes que chegaram ao estado do Rio Grande do Sul. O grupo de 275 pessoas partiu de Bordeaux e após um naufrágio em La Rochelle retomou viagem chegando ao Brasil no primeiro semestre de 1877.

A cerimônia foi presidida pelo Pároco de São Marcos de Farroipilha, padre Remi Gotardo Casagrande. Durante o evento falou o Sr. Antonio De Cesaro , 74 anos e morador do local, que contou a história que ouvia de sua avó Teresa Bellawer sobre a morte do padre em sua residência e o local onde foi enterrado.

Falou tambem o Sr. Egídio Dall´Agnol, cujo avo paterno veio de Fastro e o bisavo materno de Gálio sobre a epopéia deste grupo de imigrantes.

O Sr. Egidio está escrevendo um livro com a biografia de Don Domenico Munari e a descrição da epopéia vivida por este grupo.

Após, o Sr. Egídio leu uma mensagem enviada pela comunidade de Fastro e escrita por Dario Dall´Agnol, ex-Prefeito de Arsiè.

No final da cerimônia, os representantes das 9 capelas pertencentes à Paróquia de São Marcos, levaram cruzes de madeira menores e mudas de árvores , para serem colocadas em Suas capelas em memória a este evento.

Croce Croce2 Croce3



Data da última atualização: 15/01/2004