Inicio site Família Dall'Agnol

Associação Família Dall'Agnol e outras emigradas de Arsiè

Associação promove o intercâmbio sócio-cultural entre os membros das famílias, para manter a cultura e as tradições dos antepassados.

Home » Origens » História

A história do nascimento e da difusão das famílias

O lugar de origem, o porque da emigração e a difusão hoje no mundo.

O lugar de origem

As famílias Dall'Agnol, Brandalise e Dalle Mulle, são originárias de Fastro, lugar situado na Região do Vêneto na Italia. Outras famílias como Menin, Battistel, etc. não é clara sua origem porem de Fastro sairam emigrantes que tinham estes sobrenomes
Fastro é dividida em duas partes Fastro Bassanese, que faz parte do município de Cismon del Grappa, provincia de Vicenza, e a fração maior, Fastro propriamente dita, que pertence ao município de Arsiè, provincia de Belluno. As províncias de Belluno e Vicenza fazem parte da região do Vêneto, da qual os lugares mais conhecidos são Veneza e Cortina d'Ampezzo.

A família Grando presente em Fastro e em outros distritos do município, é originária da França, mais precisamente do sul, na região da Catalunia francesa.
As notícias históricas remetem a emigração para a Itália e outros paises europeus ao fim de 1600 devido a graves desordens ma zona de origem.

Porque da emigração

Fastro, e mais genéricamente todo o território feltrino, foi terra de grandes emigrações devido a ser território prevalentemente montanhoso que não permitia um adequado sustento da numerosa prole.
Naquelas épocas praticamente a única forma de sobrevivência era a agricultura do solo. O fracionamento da terra entre os vários filhos, aliado ao clima áspero, produzia insuficiência de recursos para matar a fome dos habitantes.
A única esperança de sobrevivência era a emigração.

Destino das emigrações do feltrino

As pessoas que partiam tinham metas diferentes segundo a época histórica e as possibilidades de trabalho que lhes eram oferecidas.
Na segunda metáde dos 1800 a emigração era feita para o Brasil.
No início dos 1900 mudou para os Estados Unidos e Argentina.
Em seguida houve outros destinos, como a Bélgica para trabalhar nas minas e a França.
Na metade dos 1900 iniciou uma emigração temporária em determinadas estações do ano para países vizinhos como a Áustria e a Suiça.
Em tempos mais recentes, os destinos se transformaram para as regiões industriais de Turim e Milão.

Destinos das emigrações de Fastro

Os emigrantes partidos de Fastro podem ser encontrados hoje em todos os lugares acima citados e fazem parte do grande número de Venetos que se encontram em todo o mundo.
O lugar onde certamente está a presença mais importante é o Brasil.

A situação hoje na Itália

Atualmente Fastro conta com cerca de 500 habitantes, a maior parte Dall'Agnol. A segunda família em número é a Brandalise. Existem também famílias Grando, Battistel, Saccaro, Dalle Mulle e outras.

A situação hoje no Brasil

O Brasil, em particular os estados do sul (Rio Grande do Sul ,Santa Catarina e Parana) é o lugar no qual se encontram mais descendentes dos emigrantes originários de Fastro.
Somente descendentes da família Dall'Agnol estima-se que hoje, no Brasil, existam cerca de 15.000 pessoas.

A situação hoje na França

A França é o segundo lugar no qual se concentram descendentes dos emigrantes de Fastro.

A situação hoje em outros países

Outros descendentes se encontram um pouco em cada lugar como Bélgica, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Austrália, Argentina, etc.

Outros sobrenomes

Outros sobrenomes muito comuns em Fastro são Menin e Battistel. Porem, sendo sobrenomes difusos no resto da Itália é difícil identificar com certeza as origens, de onde partiram muitas famílias em direção ao Brasil e a França.

Mapas de onde estamos


Data da última atualização: 01/09/2006